O Problema

menstruar é simples?

Algumas idas ao banheiro a mais, uso de absorventes, coletor menstrual, calcinha menstrual ou outro produto escolhido, eventuais cólicas e outros sintomas: menstruar é simples assim, certo?

Fomos pesquisar e não  gostamos  nada  das  respostas.  No estudo LIVRE PARA MENSTRUAR, investigamos alguns desafios enfrentados por quem menstrua. Veja alguns destaques:

Hoje, cerca de 30% do Brasil menstrua - ou 60 milhões de mulheres e meninas.
Hoje, cerca de 30% do Brasil menstrua - ou 60 milhões de mulheres e meninas.

30% do Brasil menstrua
– ou 60 milhões de
mulheres e meninas

Todo mundo precisa saber: globalmente, 500 milhões de meninas e mulheres não dispõem de instalações para cuidar de sua higiene menstrual. No Brasil, as mulheres que estão entre os 5% mais pobres precisam trabalhar até 4 anos só para custear os absorventes que usarão ao longo da vida.

Estar menstruada pode representar uma ameaça aos estudos.

O Brasil tem hoje cerca de 7,5 milhões de meninas que menstruam na escola, mas será que as escolas estão preparadas para recebê-las?

A distribuição espacial das escolas sem banheiro em condições de uso é sintoma de um Brasil desigual. SP e DF, unidades mais ricas da federação, são as únicas em que o problema não existe. Os 4 estados em que a situação é pior estão no Norte ou Nordeste.

Em 4 estados o percentual de estudantes que não atesta a existência das devidas instalações ultrapassa 10%. São eles Maranhão (11,2%), Pará (11,8%), Roraima (12,4%) e Acre (15,1%).

Mesmo nas escolas em que há banheiros, a situação está longe do ideal.

Os dados são claros:

este é um assunto obrigatório para cidadãos, organizações e governos.

· elas podem ·

Insumos menstruais

Meninas no Front

Meninas
no Front

Um dia, uma menina veio contar que seu clube Girl Up tinha conseguido botar pra jogo um projeto de lei sobre pobreza menstrual no RJ. Muitos clubes Girl Up já estavam de olho no tema e a gente ensaiava puxar um movimento. O PL do RJ acendeu o pavio. A partir de um grupo de WhatsApp coordenado pelo Girl Up Brasil, meninas de dezenas de clubes Girl Up trabalham em rede, em um movimento que já conta com leis aprovadas no DF e no RJ e projetos de lei em outros 7 estados. Juntas, elas se desdobram por contatos de deputados, elaboram documentos, reunem-se com mandatos. Elas sabem que a dignidade menstrual é um direito básico. E elas sabem que podem.

Realização

O Girl Up Brasil é um movimento que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes e ativistas pela igualdade de gênero. Como parte do Girl Up desde 2018, o Girl Up Brasil já apoiou mais de 150 coletivos de meninas em mais de 20 estados, equipando-as para liderarem centenas de ações e projetos, da publicação de um livro de contos feministas à construção de projetos de lei em 9 estados. Poderosas e destemidas, meninas transformam suas comunidades quando têm à disposição ferramentas para exercerem seu pleno potencial.
Porque quando as meninas progridem, nós todos progredimos.

Parceiros